Cassandra

De GEATI - Grupo de Estudos Avançados em TI
Ir para: navegação, pesquisa
Este sistema surgiu como solução para o crescente número de usuários do Facebook, onde foi baseado no modelo de dados do artigo do bigtable da google em 2006, com uma abordagem da infraestrutura do Dynamo. O sistema cassandra foi desenhado para conseguir gerir grandes volumes de dados, alcançando simultaneamente uma grande disponibilidade e poder de escalabilidade, sem nenhum ponto de falha (Aniello et al., 2013)[1]. Este sistema trata falhas no hardware como normais e não como exceção, assim pode continuar funcionando no caso que algum nó apresente falha. Como é uma base de dados distribuída, o sistema replica os dados para manter a latência de pesquisa baixa. Desse modo este sistema também é caracterizado pelo seu modelo, que relaxa as regras de consistência baseado em quóruns(Daniel Pereira, 2014)[2].
  1. ANIELLO, L.; BONOMI, S.; BRENO, M. & BALDONI, R. Assessing data availability of Cassandra in the presence of non-accurate membership. Proceedings of the 2nd International Workshop on Dependability Issues in Cloud Computing, 2013 Braga, Portugal. ACM, 1-6, DOI: 10.1145/2506155.2506157.
  2. PEREIRA, D. J. P. Armazéns de dados em bases de dados NoSQL. 2014. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Informática) – ISEP, Porto.