Neo4j

De GEATI - Grupo de Estudos Avançados em TI
Ir para: navegação, pesquisa

Neo4J é um sistema integrado, baseado em disco, totalmente transacional, desenvolvido em Java, que armazena dados em estruturas de grafos, em vez de tabelas. Considerado como líder em popularidade, no contexto de bases de dados de grafos, graças ao seu ambiente intuitivo e expressivo, o que permite conseguir dados altamente relacionados. Segundo (Neo-Technology, 2014b)[1] e (Hurwitz et al., 2013)[2] estas são as características mais importantes do sistema Neo4J:

Intuitivo: utiliza um modelo de grafos para representação dos dados.

Fiável: Suporta transações ACID.

Rápido e resistente: Utiliza um motor de armazenamento nativo baseado em disco. Possui uma framework transversal poderosa para a realização de consultas de alta velocidade.

Altamente disponível e massivamente escalável: Quando distribuído por várias máquinas, o sistema pode alcançar milhares de milhões de nós e relações.

Linguagem de realização de queries: Este sistema suporta uma linguagem declarativa denominada de Cypher, desenhada especificamente para realizar queries sobre grafos e os seus componentes. Esta linguagem é vagamente baseada na sintaxe SQL.
  1. NEO-TECHNOLOGY. 2014a. Neo4J Graph Database [Online]. Disponível em: http://www.neo4j.org/
  2. HURWITZ, J.; NUGENT, A.; HALPER, F. & KAUFMAN, M. 2013. Big Data For Dummies: 1ª Edição. Hoboken, New Jersey, Estados Unidos da América, John Wiley & Sons, Inc. ISBN: 978-1-118-50422-2