Server Side MongoDB

De GEATI - Grupo de Estudos Avançados em TI
Ir para: navegação, pesquisa

Na sequência, são apresentados os detalhes de aplicação server side usando o BD NoSQL orientado a documentos MongoDB. A criação do banco de dados segue o esquema da sessão "Orientado à agregados" e se dá dinamicamente através do método insertOne(), pelo qual os relacionamentos ocorrem ao inserir um objeto dentro de outro. Os objetos são manipulados através dos métodos: update(), find() e delete(). Os dados da tabela Produto, necessários antes de colocar o site em funcionamento, foram inseridos diretamente via console do SGBD, pelo mesmo método insert. Como na outra aplicação, a conexão também teve que ser incluída em todas as paginas que apresentariam relação com o BD.

ConexaoNoSQL.png

A seguir, são apresentados detalhes do código da aplicação server side usando o BD NoSQL MongoDB, os métodos utilizados não serão explicados pelo fato desta explicação já ter sido feita na sessão "MongoDB" desta wiki.

Código do Login

Com os dados enviados pelo cliente, foi feita a verificação da compatibilidade do login e senha através do método do findOne(), passado como parâmetro um objeto contendo login e senha, este metodo retornara os objeto da coleção especificada que tenham os dados iguais aos do parâmetro enviado.

LoginNoSQL.png

Código de Cadastro

Com os dados enviados pelo cliente, foi feita a verificação se nenhum usuário com este login já existe através do método findOne(). Caso não exista, foi cadastrado um usuario, com a criação de um objeto no BD através do método insertOne(), passando como parâmetro um objeto com os dados do usuário.

CadastroNoSQL.png

Código de Atualização de senha

Com os dados enviados pelo cliente, foi atualizada a senha do usuário através do método updateOne(). Onde são passados dois objetos como parametro. do objeto resultado, é chamado o metodo getModifiedCount(), para retornar um dos atributos deste que é o modifiedCount com valor igual ao numero de objetos do banco que sofreram atualização.

AtualizaçãoSenhaNoSQL.png

Código de Deleção de usuario cadastrado

Parecida com a query de atualização de senha, foi deletado o objeto onde a senha e login fossem iguais aos enviados pelo cliente através do método deleteOne(), enviado um objeto como critério para esta deleção.

DeletarUsuarioNoSQL.png